O site ainda está em construção. Pode ser que ainda não tenha todas as informações que você procura
Cirurgia plástica no abdomen que realça os contornos naturais do seu corpo e reforça a musculatura.
Retirar o excesso de pele e gordura do abdômen, corrigir o afastamento da musculatura abdominal e melhora no contorno da região abdominal.
A cirurgia pode ser realizada de 3 formas principais, são elas:
Abdominoplastia convencional: Indicada para pacientes que apresentam flacidez abdominal tanto na região acima quanto abaixo do umbigo. Retiro o excesso de pele e gordura do abdômen, realizo a plicatura (aproximação) da musculatura retoabdominal, corrigindo a diastase abdominal e plicatura dos músculos oblíquos, quando indicada.
Para isso, a paciente fica com uma cicatriz na porção inferior do abdômen, maior que uma cicatriz de cesariana e uma cicatriz contornando o umbigo. Nos casos em que a paciente não apresenta flacidez suficiente para a pele da região superior do abdômen alcançar a região do púbis, é necessário deixar uma pequena cicatriz, na vertical, de aproximadamente 2 cm, na porção inferior do abdômen, que corresponde a região em que se encontrava o umbigo anteriormente.
Abdominoplastia em âncora ou flor de lis: está indicada para pacientes com uma grande flacidez abdominal, global, com componente importante de flacidez nas laterais do abdômen. Normalmente é indicada para pacientes com história de grandes perdas ponderais.
Nessa cirurgia a paciente fica com uma cicatriz em formato de âncora, ou seja, uma cicatriz vertical no abdômen e uma cicatriz na região inferior do abdômen, na linha do biquini.
Essa cirurgia permite a correção da diastase abdominal e a retirada do excesso de pele tanto vertical quanto lateral do abdômen, favorecendo um melhor contorno abdominal.
Miniabdominoplastia: indicada para pacientes com pouca flacidez abdominal e localizada apenas em abdômen inferior. Permite a retirada do excesso de pele na região inferior do abdômen, normalmente associada a lipoaspiração. Resulta apenas em uma cicatriz na região inferior do abdomen, menor que a da abdominoplastia convencional e evita a cicatriz ao redor do umbigo.
Comumente o procedimento é realizado associado a lipoaspiração da região dos flancos e abdômen superior.
Após a cirurgia é normal ficar bastante inchado (a) e esse edema leva em média 2 meses para regredir, ou seja, com dois meses de cirurgia já é possível ter uma boa ideia do resultado final.
Porém, a reabsorção completa do edema leva em média 6 meses para ocorrer, quando então, tem-se o resultado final da cirurgia.
Com relação as cicatrizes, toda cicatriz é considerada recente até um ano do procedimento, nesse período ela pode ficar escura, espessada e para cada caso haverá um acompanhamento específico.
Conforme expliquei anteriormente, a cicatriz da abdominoplastia pode variar bastante de acordo com a técnica utilizada.
Na miniabdominoplastia a cicatriz pode ser completamente coberta pelas roupas de banho.
Na abdominoplastia convencional tem-se além da cicatriz na região inferior do abdomen, uma cicatriz ao redor do umbigo, cuja cicatrização e aspecto final dependem bastante do processo de cicatrização do paciente, porém, tende a ficar uma cicatriz pouco perceptível e de bom aspecto, na maioria dos casos.
Na abdominoplastia em âncora ou em flor de lis, a cicatriz fica mais visível, sendo uma na vertical do abdômen e outra na região do abdômen inferior.
Essa é uma pergunta bastante frequente no consultório.
A lipoaspiração ou lipoescultura, não resolve a flacidez abdominal!
É um procedimento realizado para melhorar o contorno corporal, onde é realizada a lipoaspiração de áreas de gordura localizada, no entanto, não se realiza a retirada do excesso de pele. Dessa forma, está indicada para pacientes com gordura abdominal localizada porém sem flacidez abdominal (sem excesso de pele no abdômen).
Pacientes que apresentam gordura localizada abdominal e excesso de pele na região, devem realizar a abdominoplastia associada a lipoaspiração.
A consulta pré-operatória é ferramenta fundamental para se ter sucesso no procedimento cirúrgico. Nessa consulta, realizo uma avaliação individualizada do caso e planejamos juntos qual a melhor cirurgia para o seu caso.
No dia da consulta é importante levar uma agenda com todas as dúvidas por escrito, pois é bastante comum o paciente lembrar de algo que gostaria de ter perguntado, somente após a consulta.
Nesse dia, solicito os exames pré-operatórios e também realizo o registro fotográfico pré operatório.
A paciente retorna então com os exames, retiro todas as dúvidas e agendamos uma data para a cirurgia.
Oriento todos os cuidados pré-operatórios, jejum de 8 horas antes da cirurgia, procurar manter uma alimentação balanceada e saudável e uma prática regular de atividades físicas.
Nesse dia, também oriento quanto os principais cuidados no pós-operatório para que a paciente já se programe quanto ao melhor período para realização da cirurgia. Assino o termo de consentimento e me ponho à disposição para eventuais outras dúvidas.
Lembre-se sempre disso:
Leve suas dúvidas anotadas no dia da consulta
Seja sincera e procure falar o que você realmente espera da cirurgia
O tabagismo aumenta significativamente o risco de necrose de parede abdominal, por isso a paciente deve ter cessado o tabagismo pelo menos 6 semanas antes da cirurgia.
Jejum de sólidos e líquidos nas 8 horas que antecedem o procedimento cirúrgico.
Ter sempre hábitos saudáveis de alimentação e atividade física.
No pós operatório a paciente deve dormir de barriga para cima, com um travesseiro alto nas costas e as pernas semiflexionadas, durante 45 dias.
Caminhar com o abdômen levemente flexionado, por 14 dias.
Utilizar cinta cirúrgica 24h/dia no primeiro mês e para dormir no segundo mês.
Seguir as orientações pós-operatórias, tomar as medicações prescritas e comparecer as consultas de retorno pós operatório.
Evitar esforços com por um período de 30 - 45 dias.
Ingerir bastante líquido.
Movimentar as pernas com frequência e caminhar.
Utilizar meia de compressão elástica na primeira semana de pós-operatório para ajudar a prevenir a ocorrência de trombose.
Dra Ariane Ribeiro
__________________Rio de Janeiro - RJ
Ed. Boutiques Av. Visconde de Piraja N˚ 303, Sala 403 Ipanema
Palmas - TO
Ac. Q. 604 Sul Avenida NS 2, 2 - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, 77016-002
Procedimentos
__________________