O site ainda está em construção. Pode ser que ainda não tenha todas as informações que você procura
Cirurgia plástica que visa reparar estética e funcionalmente as pálpebras superiores e inferiores.
A blefaroplastia é a cirurgia das pálpebras, que permite corrigir o excesso de pele na região das pálpebras superiores e inferiores, bem como reposicionar ou remover as bolsas de gordura das pálpebras que herniam e ficam visíveis em algumas pessoas, com o passar do tempo.
Pode ser realizada com anestesia local e sedação, em ambiente cirúrgico, com toda segurança hospitalar necessária para realização do procedimento.
Na pálpebra superior, desenho a área de excesso de pele e retiro o excesso de pele e de gordura da região (bolsas de gordura). Algumas pacientes podem apresentar também uma musculatura orbicular (musculatura ao redor do olho) hipertrofiada, que também podemos corrigir durante a cirurgia, retirando uma faixa de músculo da região hipertrofiada.
Na pálpebra inferior, a cirurgia pode ser realizada de diferentes maneiras.
Pode ser realizada pela conjuntiva, ou seja, por dentro do olho, não deixando cicatrizes visíveis na região da pálpebra inferior. Essa técnica é utilizada quando a paciente apresenta bolsas de gordura proeminentes nas pálpebras inferiores mas não apresenta excesso de pele na região, o que é bastante comum.
Pode ser realizada por meio de um retalho cutâneo, ou seja, um corte na região logo abaixo dos cílios inferiores, retirando o excesso de pele das pálpebras inferiores e já acessando as bolsas de gordura por esse mesmo corte e retirando ou reposicionando as bolsas de gordura da pálpebra inferior.
Ou por meio de um retalho miocutâneo, ou seja, um corte também na região logo abaixo dos cílios inferiores, porém descolando e reposicionando a pele e musculatura orbicular das pálpebras inferiores.
Para decidir qual técnica será melhor para o seu caso, é indispensável a consulta médica.
A cirurgia dura em média 2 horas e a paciente pode receber alta para casa no mesmo dia da cirurgia.
Está indicada para homens e mulheres que apresentam um excesso de pele ou proeminência de bolsas de gorduras nas pálpebras superiores e/ou inferiores.
Melhora no olhar com uma aparência mais descansada, um olhar mais aberto.
Melhora do aspecto de inchaço das pálpebras, provenientes das herniações de bolsas de gordura das pálpebras inferiores e superiores.
Melhora do campo visual, em casos mais acentuados, quando o excesso de pele nas pálpebras inferiores já compromete a abertura completa do olho.
Na consulta de avaliação a paciente encontra toda a orientação necessária referente a conduta pré operatória.
Solicito os exames pré-operatórios e também realizo o registro fotográfico pré operatório.
A paciente retorna então com os exames, retiro todas as dúvidas e agendamos uma data para a cirurgia.
Oriento todos os cuidados pré-operatórios, jejum de 6 horas para a cirurgia, procurar manter uma alimentação balanceada e saudável e uma prática regular de atividades físicas.
Nesse dia, também oriento quanto os principais cuidados no pós-operatório para que a paciente já se programe quanto ao melhor período para realização da cirurgia. Assino o termo de consentimento e me ponho à disposição para eventuais outras dúvidas.
Lembre-se sempre disso:
Leve suas dúvidas anotadas no dia da consulta
Seja sincero(a) e procure falar o que você realmente espera da cirurgia
O ideal é não fumar, mas em caso de fumantes, suspender o cigarro por pelo menos 6 semanas antes da cirurgia.
Jejum de sólidos e líquidos nas 6 horas que antecedem o procedimento cirúrgico.
Ter sempre hábitos saudáveis de alimentação e atividade física.
A recuperação pós-operatória costuma ser rápida e tranquila.
O paciente pode ter alta para casa no mesmo dia da cirurgia.
Nas primeiras 2 semanas a região das pálpebras pode ficar inchada e com equimoses (roxa), mas isso melhora de forma gradativa ao longo dos dias e com 30 dias da cirurgia grande parte do inchaço já costuma ter reduzido e roxo também.
O resultado final da cirurgia muitas vezes pode ser visualizado após 2 meses do procedimento, em algumas pacientes pode demorar um pouco mais, uma média de 4 meses.
Em casa, a paciente realiza compressa gelada na região das pálpebras, nos primeiros 3 dias da cirurgia, para ajudar a diminuir os roxos e o inchaço.
É importante o uso de óculos escuros nos primeiros dias, pois a claridade pode incomodar, nesse momento.
Não pegar sol nas primeiras semanas da cirurgia, pois a luz solar pode provocar manchas na pele, nas regiões arroxeadas e prejudica a cicatrização.
A cirurgia não costuma causar muita dor no pós operatório e quando o paciente estiver com dor importante, o médico deve ser avisado.
Com uma semana o paciente já consegue retomar suas atividades habituais e de trabalho.
Dra Ariane Ribeiro
__________________Rio de Janeiro - RJ
Ed. Boutiques Av. Visconde de Piraja N˚ 303, Sala 403 Ipanema
Palmas - TO
Ac. Q. 604 Sul Avenida NS 2, 2 - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, 77016-002
Procedimentos
__________________